sábado, 2 de junho de 2012

Sabedoria de Criança


Queria eu saber das coisas que as crianças sabem. Elas sim, tem todas as receitas - aquelas que procuramos - e que fazem a vida funcionar. Não digo funcionar como em uma máquina, isso os adultos já tentam fazer. Mas como o vento: sopra quando quer, para onde quer, numa intensidade imprevisível e ainda sim se faz necessário para que a vida prossiga. O que me diz muito sobre nossa lógica de viver.

Os homens trabalham com as sentenças erradas, e fazem perguntas do tipo: "o que é preciso para ser feliz?".  Isso só mostra que além de procurarem respostas desnecessárias, as perguntas são contraditórias. Mal sabem que essa é uma pergunta dupla: antes de ser feliz é preciso ser... não é muito difícil entender.

Se você pergunta para uma criança o que é preciso para ser feliz, ela provavelmente dirá: "não sei". E se continuar observando, verá que alguns segundos depois ela nem lembrará do que você queria saber. Isso me diz tanta coisa! Pergunte-se: é necessário mesmo saber o que é preciso para ser feliz? Não seria tão mais fácil não sabermos, e apenas sermos...

T.Rodrigues

Um comentário: