domingo, 10 de junho de 2012

Epifania

Olhei para a porta da casa uma última vez. Percebi meus pés cansados, minha dificuldade em respirar, minha arritmia cardíaca, decidi pôr um ponto final nisso. Dei um passo para frente, para a direção oposta da casa, algo dentro de mim mudou. Decidi tentar a outra perna e ela respondeu prontamente. Um terceiro passo e eu estava começando a esboçar um sorriso: aquilo surpreendentemente estava me fazendo bem. No quarto passo já sentia meu organismo liberando a serotonina, a respiração voltando ao normal e já me sentia mais estimulado. Talvez esse fosse o estímulo necessário para que eu deixasse aquela casa, aquela moça para trás. E para trás eu não olhei. Um quinto passo e meu cérebro mandou uma mensagem para minhas pernas: "vamos correr!" e assim elas o fizeram.

Comecei uma corrida única, onde cada passo me afastava mais dela, cada passo me pedia para dar outro e outro, continuar me distanciando o máximo daquilo que parecia ser minha doença particular. Enquanto meu sistema neurológico dizia "continue correndo", meu corpo correspondia prontamente, o sorriso no meu rosto denunciava o bem que estava fazendo a mim mesmo. Me senti como o alcoólatra que diz "não" para o copo de uísque cheio, como o assassino que solta a arma, como o poeta que rasga a página do poema que o aflige. Uma aura única corria ao meu redor: me sentia justificado.

Lacan não explicaria melhor minha abordagem comportamental, meu vício foi diagnosticado na corrida, eu precisava me medicar. E nenhum fármaco do mundo já inventou um remédio para os males do coração. E nesse epifania louca eu percebi: quanto mais corria para longe, mais meu coração se sentia confortável. A cura que parecia impossível se tornou um pouco mais viável hoje.

Chegou a hora de tentar esse novo tratamento.

T.Rodrigues


2 comentários:

  1. Minhas pernas precisam começar a responder minha vontade de correr pra longe, tal como o citado.

    "E nenhum fármaco do mundo já inventou um remédio para os males do coração."

    Quero sentir o conforto dessa cura. Deus sabe o quanto desejo isso...

    Tiago de Deus, que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Minhas pernas precisam começar a responder minha vontade de correr pra longe, tal como o citado.

    "E nenhum fármaco do mundo já inventou um remédio para os males do coração."

    Quero sentir o conforto dessa cura. Deus sabe o quanto desejo isso...

    Tiago de Deus, que lindo!

    ResponderExcluir