quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Protesto =X

Hoje eu estava voltando do curso pré-vestibular (é, eu também tenho muitas obrigações, apesar de ser um vagabundo declarado) , quando tive uma discussão bem produtiva com um primo meu sobre música. Temos gostos bem diferentes, era normal de se esperar um pingo de tensão e algumas gotas de suor pelo fato de nós dois sermos de temperamentos bem dominantes, isto é, nunca concordamos em nada (a não ser que Legião Urbana é bom, e que é impossível zerar o Street-fighter com o Zangief). Mas então, foi 40 minutos de tentativas dele a me convencer que Raul Seixas era um cara maneiro, um cara radical, e tudo que ele fazia era certo, afinal ele fazia músicas na época da ditadura, então tudo é desculpável. Claro, eu não perderia a oportunidade de falar um pouco mal do Raul, afinal ele não é nada bom pra mim (não tenho definitivamente nada contra quem gosta do Raul, só que ele não me agrada em termos de música).

Por minha vez, (para poder defender a música brasileira) defendi Renato Russo, que mesmo em um momento de tristeza sublime (quando ele descobriu que era portador do HIV), compôs músicas tristes, mas maravilhosas. Claro que ele discordou, afinal ele é um Rodrigues também, temos esse hábito. Disse que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. E não tinha mesmo.

Acabamos em concordar que são dois músicos completamente diferentes, que falam de coisas completamente diferentes, mas cada um com seu respeito mútuo.

Apesar de não gostar nada de Raul, sempre gostei de protesto, de todas as formas e características. Já sim, com orgulho, participei de passeatas na Afonso Pena por meio passe no ônibus, e quase fomos espancados por policiais. Muitas vezes já fui 'censurado' por alguns líderes que tenho, por simplismente pensar de maneira diferente. Mas a questão aqui ainda não é essa.

Fica a dica pra todos que curtem música Brasileira de qualidade. Gabriel o Pensador. Apesar de todas as contradições ele é muito bom no que faz, e sua música fala exatamente de tudo o que estou insistindo nesse post. A música dele, que pra mim é mais importante em consciência social, se chama 'Até quando?', e eu recomendo pra TODOS, por que é uma boa noção da vida do brasileiro em pleno século 21.

Até mais galera, e pensem sobre o assunto.

p.s.: 'Música Secular' vs 'Música Evangélica', (em breve).

5 comentários:

  1. é cada um tem a maneira depensa né^^ gbriel é ate bom, mais nao é o meu gosto musical shuhssm, quero ver o poximo post, circula e cristan! afinal todos curte falar musica circular é pecado so quero ver oq vai dar hushsuhs abraço ae

    ResponderExcluir
  2. Ow gostei mto dse post... vale apena e rachei da parte dos protestos! SHAUHSUHSUHAUSHAUH
    qm nunca participou? (estudando em escola do centro)
    Ow... desce sua criatividadee, busque e tenha discernimento ao escrever o proximo Post.!

    Parabeens'

    ResponderExcluir
  3. Poxa... Vou tentar expressar em palavras o que não tem palavras pra expressar.

    Muito legal seu blog, sua maneira de pensar, a forma como organiza as palavras.

    Não sabia que respirava música dessa forma, achei que era apenas um amante da dança, em especial o Hip Hop, que por sinal faz com maestria.

    Gostei do post também, você citou dois ícones que também admiro, embora não tenha o hábito de escutar. Sou fascinada por músicas munidas de letras e significados, daquelas que nos fazem pensar. Isso os dois dominam sem discução. Fala com seu primo que Raul foi um fracassado e perdeu toda moral quando fez alusão a Jesus em uma de suas enjoativas músicas... "Eu não sou besta pra num sei o que lá de heroi, sou vascinado..." Nem sei a letra direito.

    Enfim, bom saber um pouco mais de você. Vida longa à conectividade!!! =D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Indiscutivelmente bom...realmente você organizou as palavras(coisa que eu não faço muito bem) sabe que estou com você no próximo ..

    ResponderExcluir