segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

29 dias.

Sorrisos para algumas pessoas são como relâmpagos numa tempestade. Eles caem com frequência, rápidos, e as vezes meio que automáticos. Para outras pessoas, sorrisos são como arco-íris depois de um dia de chuva. Elas precisam de todo um contexto para o fazer, e se a sintonia for perfeita, ele acontece rápido, não tão discreto, porém lindo.

Há tantas coisas nesse mundo que precisam de tempo para se tornarem inesquecíveis. Pense bem, o atraso desses prazeres os tornam melhores em ser conquistados. A lua é um exemplo perfeito. Seu período sinódico (intervalo que leva a se repetir uma fase) é uma coisa simples, porém magnífica. São aprox. 29 dias entre duas luas cheias. Veja bem: Se a lua fosse cheia sempre, seria linda todos os dias, ou seria normal de mais pra ser especial?

Dentre todas as coisas deste mundo, penso que a coisa mais linda a se guardar, são os sorrisos. Eles representam milhões de coisas, dizem coisas diferentes, e cada pessoa tem vários tipos. Não me aventurarei no assunto "tipos de sorriso", e peço apenas que você leitor, preste atenção nesse detalhe: O melhor a se guardar, é seu sorriso.

Conheço pessoas que guardam abraços. Pessoas que guardam canções, e até arrisco dizer que conheço gente que coleciona rancores. Mas de todas elas, e isso eu lhes afirmo amigos: o tipo mais raro é o que coleciona sorrisos.

São os mais lindos de se assistir.

Ver um amigo após tempos sem se falar, sorrir pra alguém que você não conhece, ser aquele que recebe o sorriso. São momentos que parecem vir em câmera lenta. Isso que acontece ao nascer de um sorriso: Se recebe um presente incondicional, inevitavelmente correspondido, irreversivelmente contagioso.

Agora penso, de todas as coisas que posso guardar, por que não guardar sorrisos? Digo, posso guardar quase tudo. Posso guardar mágoas passadas, posso fazer caretas de sorrisos que não recebi, posso ser rancoroso com meu futuro e minhas escolhas, mas por que não posso guardar sorrisos pra todos esses momentos também? É o melhor que tenho.

Não digo pra você sair distribuindo alguns. A única coisa que alguém deve distribuir irrevogavelmente é a educação. Quanto a sorrisos, associe-os as fases da lua: Dê tempo para seu espectador saber o que o espera. Faça ele se orgulhar de esperar 29 dias por outro sorriso.

Mas não deixe de o fazer. Quem espera 29 dias por uma lua cheia não espera um céu nublado, não estrague as expectativas de alguém que espera por você.

Espere pelos sorrisos que valem os seus.

Um comentário:

  1. Tenho uma particularidade com "sorrisos" que só uma pessoa conhece. E tenho um texto também sobre que só essa pessoa entenderia.
    Esses sorrisos são raros...
    Esse texto indiretamente me fez ter vontade de sorrir novamente, mas de uma forma diferente desta que você descreveu.
    Acho que aproveitarei a sexta-feira.
    Talvez um dia você entenda.
    Estou gostando do blog. Sempre acho algo parecido comigo (esse fundo outonal, por exemplo).

    ResponderExcluir